Venha opinar sobre nosso possível sexto encontro!

Responder 
Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Autor Mensagem
Grivous
Ora, por Tutatis!





Respostas: 3.563
Likes Dados: 345
Likes Ganhos: 1.942
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #1 (PID: 317881)
Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Bem-vindo ao guia universal de críticas construtivas!

Aqui você poderá tirar suas próprias conclusões sobre críticas, argumentos e contra-argumentos.
Assim que ler esse post, começará a entender o quê é uma Crítica e qual a sua diferença entre Crítica, Crítica Construtiva e Não-Construtiva.
Em seguida, depois de saber mais ou menos como elaborar suas próprias críticas com esses passos, iremos apresentar os Awards "Critic Dragon" e "Master Critic"!


Primeiramente: O quê é uma Crítica?

Citar:"É a atitude de fazer julgamentos, a partir de um conhecimento mais aprofundado, sobre qualquer debate, ou discussão. A crítica pode ser construtiva ou não, algumas pessoas podem fazer também para se sentir valorizado diante do criticado. Para se tomar essa atitude de julgar alguém, temos que saber analisar o contexto a ser discutido, para depois criticá-lo de uma maneira bem coerente e clara, para que o individuo não se sinta ofendido ou prejudicado."
Fonte: Yahoo Respostas


Não se pode fazer uma crítica quando não se sabe do assunto em questão. Você sabe sobre desenhos? Sobre fanfics? Resenhas? Renders? Animação? Pesquisou sobre isso? Aprofundou seus detalhes? Caso que sim, então você está mais ou menos apto de ter uma opinião; um argumento!
Tendo uma opinião, você pode abri-la para o público ler e concorda(ou não) com o que você diz, dependendo a sua relevância, a abordagem usada e a escolha de palavras(agressivas ou honestas).
E jamais tenha medo ou dê importância ao tamanho do texto. Não importa o quão grande ou massivo ele se torne; será uma mina de ouro para o criticado pois ALGUÉM se dignou a dar atenção a sua obra e oferecer sua vossa sincera opinião.

Agora que sabemos mais ou menos o quê é uma crítica, vamos agora saber: O quê é uma Crítica Construtiva?


Citar:A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo

A crítica pode ser positiva ou negativa. A positiva reforça o comportamento; a negativa visa corrigir ou melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Ambas devem ser construtivas.

Assim sendo, deve-se evitar:

=> a inexistência de crítica positiva, ou seja, o não reconhecimento do desempenho;

=> que a crítica negativa torne-se destrutiva.



10 LEMBRETES SOBRE A CRÍTICA CONSTRUTIVA


1) Analisar a situação:

Ter bem claro o quê e porquê precisa ser mudado no comportamento e/ou no desempenho.

2) Determinar o objetivo e o seu efeito:

Ordenar sempre de forma positiva e compreensiva.
Ex.: estabelecer uma data específica para a entrega de um trabalho é mais eficaz do que dizer para a pessoa não se "atrasar".

3) Ajustar-se à receptividade:

A tolerância com relação à crítica pode ser expressa da seguinte maneira: "baldes", "copos", "cálices".
Os baldes estão totalmente abertos à crítica; os copos nem tanto; os cálices menos ainda.
Para cada tipo de pessoa uma postura diferente.

4) Criar ambiente propício:

Saber o momento oportuno de fazer uma observação. Se a situação estiver conturbada, perder-se-á tempo e trabalho.

5) Comunicar-se efetivamente:

Na captação de uma mensagem, (7%) refere-se às palavras, (38%) refere-se à voz e ao seu volume e (55%) refere-se à linguagem corporal, que são os gestos e expressão do rosto.
Se for num texto, 99% refere-se às palavras e na escolha delas, e, se possível, 1% para imagens/links de referência.

6) Descrever o comportamento que deseja mudar:

É essencial que a pessoa, primeiro, compreenda qual é o ponto. Depois, que ela aceite que haja um problema. E, finalmente, que ela aceite que haja necessidade de mudar.

O importante é concentrar no que deve ser mudado. Evitar comentário sobre a personalidade, tais como "você deve relaxar mais, não levar as coisas tão a sério".

7) Descrever o comportamento desejado:

É muito importante deixar claro o comportamento ou desempenho que deseja que a pessoa apresente no futuro. Por exemplo, diga "eu quero que você responda ao telefonema do cliente em 24 horas".

8) Procurar soluções conjuntamente:

Num excesso de serviço, por que não subdivide as tarefas? O que você poderia fazer diferente? E ajudar a explorar essa área do problema para que possa ser executada de forma organizada e fluída.

9) Concentrar-se naquilo que acha bom:

O que importa é o crescimento do grupo e da sociedade.

10) Chegar a um acordo:

Não forçar uma pessoa a mudar seu comportamento; pode-se ajudá-la e encorajá-la, mas apenas a pessoa pode efetivamente executar a mudança.

Fonte: BEE, Roland e BEE, Frances. Feedback. Tradução de Maria Cristina Fioratti Florez. São Paulo: Nobel, 2000.



A próxima questão e muito importante seria: Qual a diferença entre Crítica Construtiva e Não-Construtiva?


Citar:Crítica é a aplicação de julgamento através da avaliação, o que resulta em qualquer realimentação positiva ou negativa para uma parte de recepção. Apresentando feedback negativo pode não ser fácil, mas é uma característica da pedagogia sólida e manutenção das relações interpessoais.

PASSOS A SEGUIR:

1 — Olhe para a intenção.
A crítica construtiva é construtiva na medida em que auxilia o trabalho da pessoa que está sujeita a críticas em preencher as lacunas do trabalho.
A crítica não-construtiva é caracterizada por uma ausência de crítica construtiva. Crítica nã construtiva apresenta feedback negativo, apontando o que está errado.

2 — Considere o que foi dito. Em contraste com a crítica construtiva, a crítica não-construtiva não oferece qualquer conselho sobre como melhorar os aspectos negativos do trabalho sujeito a críticas.

3 — Pense sobre a forma como a pessoa quis falar:
Exemplo 1: "O Power Point foi um pouco confuso e difícil de ler, por isso talvez da próxima vez você deve tentar outro formato. Caso contrário, grande apresentação..."

Exemplo 2: "O Power Point foi confuso, uma bagunça, as informações espalhadas em todos os lugares, letras pequenas, cores vivas..."


=> DICAS PARA UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA:

Para ser construtivo ao realizar sua crítica, tente justificar os motivos para dar feedback negativo e sempre oferecer conselhos concretos sobre como o trabalho poderia ter sido melhor – para cada aspecto negativo.
Os objetivos secundários de críticas construtivas incluem resultados de aprendizagem em instituições de ensino e relações pessoais desprovidos de atrito no trabalho.
O principal objetivo da crítica construtiva é dar uma resposta diferenciada para o receptor. Se a crítica negativa é justificada, e crítica positiva é difícil de se dar, aponte para uma crítica consequentemente justificada, mas imparcial.
A crítica não construtiva, muitas vezes deixa o receptor sem um entendimento sobre a justificativa por trás da crítica e não há espaço para que o mesmo melhore em seu trabalho e/ou atividade: não faça isso. Evite o uso de método isso e aquilo. As coisas não devem ser feitas dessa forma.
Enfim, tome cuidado ao sair por ai tecendo suas críticas e lembremo-nos sempre de uma máxima que gosto muito: Um crítico só deve dizer a verdade, todavia ele também deve conhecê-la.




=> Award Critic Dragon:

Citar:[Imagem: spike.png]

Quem ganha: Aquele escrever, em qualquer área da seção Fanworks, pelo menos, 2 críticas construtivas.

Como se ganha: Escreva duas críticas construtivas falando sobre qualquer arte(vídeo, desenho, fanfic, música, jogos) e linkar os links desses post com as críticas neste tópico, onde avaliaremos para entregar o Award.
São duas críticas construtivas; dois links; dois posts diferentes.



=> Award Master Critic:

Citar:[Imagem: hoity.png]

Quem ganha: Aquele escrever, em qualquer área da seção Fanworks, pelo menos, 5 críticas construtivas.

Como se ganha: Escreva cinco críticas construtivas falando sobre qualquer arte(vídeo, desenho, fanfic, música, jogos) e linkar os links desses post com as críticas neste tópico, onde avaliaremos para entregar o Award.
São cinco críticas construtivas; cinco links; cinco posts diferentes.

Obrigado pela atenção!




Esse tópico foi patenteado com o Selo Grivous de Qualidade.

[Imagem: selogrivousdequalidade.png]

Deixando leitores, escritores e artistas mirins satisfeitos, ou seus likes de volta!


Grivous.
Resposta editada pela última vez em: 13/10/2013 19:12 por Grivous.

[Imagem: canal_versao_fandublagem__youtube__by_gr...6ixy54.png]

[Fanfic] "Sem Palavras para Descrever", por Grivous (Finalizado! 07/06/15)
15/03/2013 13:55
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Tati
Bringing you the truth, no matter how bad it hurts.





Respostas: 7.992
Likes Dados: 5.755
Likes Ganhos: 4.133
Pronome: Elx
Offline


Resposta: #2 (PID: 317885)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Gostei, muito bem explicado. Também é bom ver que o award das críticas vai ser finalmente ativado.

Mas, isto não deveria estar em Dúvidas & Tutoriais, já que é um guia e serve para toda a área de Fanwork, inclusive Músicas & Vídeos/Fanfics/etc.? Mlp-pvdizzy

we're gonna rattle this ghost town
{ THIS HOUSE IS FALLING APART }
15/03/2013 14:01
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Grivous
Ora, por Tutatis!





Respostas: 3.563
Likes Dados: 345
Likes Ganhos: 1.942
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #3 (PID: 317889)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Foi preferível colocá-lo em Arte Geral pois engloba várias artes(Vídeos, jogos, fanfics, músicas, desenhos) quando o assunto é sobre Críticas. Além de que é por entre esses tópicos que ficam as críticas e opiniões criadas, e maior parte dos membros passam aqui para fazê-las.

E este tópico não é apenas um Tutorial; é também Oficial.

Mlp-pv3

Grivous.

[Imagem: canal_versao_fandublagem__youtube__by_gr...6ixy54.png]

[Fanfic] "Sem Palavras para Descrever", por Grivous (Finalizado! 07/06/15)
15/03/2013 14:08
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Like x 1(list)
Like x 1
Tesdey
Ria e o mundo rirá com você Chore e você chorará sozinho





Respostas: 7.024
Likes Dados: 2.974
Likes Ganhos: 7.225
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #4 (PID: 317892)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Grivous heroico [Imagem: 7p2eu.png]

E agora que o tópico foi criado, já estarei distribuindo o Award para alguns membros que já foram juízes que alguns Seilaoque-off.

[Imagem: f2yrVvu.png]
[Imagem: PzoZOrU.gif]
15/03/2013 14:10
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Like x 1(list)
Like x 1
caraquenaoedoforum
O Milho
*




Respostas: 2.622
Likes Dados: 0
Likes Ganhos: 591
Pronome: Pergunte
Offline


Resposta: #5 (PID: 317897)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Que bosta véi...

ou melhor


[Imagem: X-PONYfim.gif]
15/03/2013 14:23
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
DKoshino
Ai to heiwa!





Respostas: 6.400
Likes Dados: 546
Likes Ganhos: 3.826
Pronome: Pergunte
Offline


Resposta: #6 (PID: 317911)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
(15/03/2013 14:23)caraquenaoedoforum Escreveu:  Que bosta véi...

ou melhor


Isso é apenas um incentivo para que haja mais feedback na área de Fanwork. Mesmo que as críticas saiam genéricas ou pouco pensadas, o importante é o incentivo. Afinal, você não acha que depende principalmente do próprio artista? O incentivo serve justamente para isso.

Nem todas as pessoas conseguem arranjar confiança do meio do nada. Pode ser considerado um sinal de fraqueza, mas isso é irrelevante se a questão é o desempenho do artista.

[Imagem: XDEYoZo.gif]
15/03/2013 14:34
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Like x 1(list)
Like x 1
Nexo
Awake and sleepless as stars shine





Respostas: 3.312
Likes Dados: 832
Likes Ganhos: 1.301
Pronome: Qualquer um
Offline


Resposta: #7 (PID: 317930)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Só agora vi que ganhei isso...Nunca pensei que ganharia um award por fazer uma critica.... Mlp-tderp

[Imagem: JMsAo8e.png]
15/03/2013 14:59
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Grivous
Ora, por Tutatis!





Respostas: 3.563
Likes Dados: 345
Likes Ganhos: 1.942
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #8 (PID: 317957)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Acabei de ver que ganhei o Award, mas mesmo assim vou deixar meus artigos já linkados aqui.
Quem tiver curiosidade, é só lê-los. :D


Reviews do Grivous Escreveu:- "Admirável Mundo Pônei" by Fluttershy:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...7#pid72947
http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...6#pid74836
http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...3#pid82703

- My Little Dashie:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...#pid290165

- "Introspectana" por Bolchen:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...#pid121564

- "Crônicas de Equestria" por SleepingSpirit:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...#pid122363

- "Crônicas de Everwinter" por SleepingSpirit:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...#pid171310

- "Uma Flor para Fluttershy" por Pudim de Leite:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...3#pid46353

- "Preciosidades" por Tesla:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...#pid179896

- "Noites por Equestria" por Ragnalucard:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...#pid168159

- "Next Day" por XDJous:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...#pid153372

- "Eu Quero Acreditar" por Rarity:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...9#pid82469

- "Celestiana" por Bolchen:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...2#pid58732
http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...4#pid83704
http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...5#pid83725
http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...8#pid90108

- "The Lone Star - A Wild West Side Story" por Petra *Lone Star*:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...7#pid18537

Brigadim e Mlp-tdealwithit:mlp-sdealwith:

Grivous.

[Imagem: canal_versao_fandublagem__youtube__by_gr...6ixy54.png]

[Fanfic] "Sem Palavras para Descrever", por Grivous (Finalizado! 07/06/15)
15/03/2013 15:28
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Like x 1(list)
Like x 1
PhOeNiX_H*
"Tudo que é rigorosamente proibido é ligeiramente permitido."





Respostas: 3.839
Likes Dados: 165
Likes Ganhos: 1.716
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #9 (PID: 317962)
RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Os meus:

http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...9#pid82199
http://sonicrainboom.com.br/showthread.p...5#pid82175

Tem mais, mas como 2 é o mínimo pro prêmio, here we go.

[Imagem: DxfsRF]
15/03/2013 15:36
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Ness badass
Say Fuzzy pickles :D




Banidos (com Ban Appeal)

Respostas: 1.030
Likes Dados: 177
Likes Ganhos: 234
Pronome: Pergunte
Offline


RE: Crítica - O quê é, como fazer e Award!
Eu bato palmas á este tópico. Eu realmente gosto muito de críticas construtivas em meus trabalhos, especialmente quando são negativas pois elas me ajudam a melhorar meu desempenho. Eu sim detesto quando são aquelas meio zoada do tipo "sua fanfic ta um lixo, vou chorar" ou algo super desagradavel, muitas delas já me levaram a desistir de um desenho ou fanfic. Gostei muito da sua dica, vai ajudar a muitas pessoas darem boas críticas para os outros se ajudando.
15/03/2013 16:31
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta

Compartilhar: facebook gplus twitter

Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes