Venha opinar sobre nosso possível sexto encontro!

Responder 
Aprendendo Escrita
Autor Mensagem
Tesla
Aspira Subversivo
*




Respostas: 2.848
Likes Dados: 1.292
Likes Ganhos: 1.274
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #1 (PID: 449331)
Aprendendo Escrita
Como a maioria das coisas que eu acabo postando, não é autoria minha, mas uma tradução de alguns autores/artistas/escritores/aprendizes trocando ideias e dicas no mlpchan.
Eu me esforcei pra traduzir na íntegra, 1/1, sem meus comentariozinhos sarcásticos, então não me responsabilizo por qualquer uso errado ou efeitos colaterais ou ou sentimentos machucados falta de noção ou frustração ou explosão momentânea de habilidade de escrita.

Ah, e vou postando aos poucos. Paciência comigo, pretty please?

Soundslikeponies Escreveu:Bem vindo ao fio tópico de conselhos e aulas de Soundslikeponies.

Tendo em mente que não tenho tempo para um tópico de reviews, eu então estou fazendo um de conselhos e aulas. O propósito desse tópico é ensinar: Estilo fundamental, hábitos de escrita, mentalidade de escrita, e conselhos em storytelling.

Eu vou aceitar pedidos de tópicas a abordar, mas também vou escrever sobre alguns tópicos que eu escolhi (em torno de 50/50), então qualquer um que esteja procurando conselhos deve se sentir a vontade para perguntar. Porém, se eu sentir que o tal tópico já será abordado em um dos meus assuntos, ou o tópico não merece muita discussão, eu não vou comentá-lo.
Outro método de aconselhamento seria enviar a fic, e eu faria uma leitura rápida procurando por algo que precise de melhora, e escreveria algumas dicas sobre esse algo.

Isso foi tudo dito por ele, btw. Eu não me voluntario com isso, really.

Soundslikeponies Escreveu:Um exemplo simples:

Mentalidade de Falsa Confiança:

Uma das coisas que você precisará aprender para melhorar sua escrita, é ser capaz de visualizar seu trabalho objetivamente. Escritores ficam normalmente cegos para com as falhas no que escrevem, mas é possível remover esses óculos cor-de-rosa e ver sua própria escrita como um revisor veria. Alguns escritores ficam tão cegos em relação ao seu trabalho que nem sequer acreditam quando alguém comenta que algo está errado. Não seja esse tipo.

Alguns escritores estão cientes das falhas em sua escrita, e o medo de escrever e desempenhar mal os deixa paralisados em escrever mais do que 5 mil palavras em um one-shot a cada mês. Eles gastam todo o tempo revisando indefinidamente uma obra até que, em um momento, hajam vinte versões diferentes dela, e então eles nem sequer conhecem mais o próprio trabalho. Pessoas que não escrevem de medo que não fique bom. Não seja esse tipo.

Colocando de forma simples, falsa confiança é a melhor amiga do escritor. Hemingway brincou que "escreva bêbado, edite sóbrio", e a frase viria se tornar uma da citações mais famosas da escrita. Bem, é bobagem. Você não pode escrever em seu 100% quando bêbado, da mesma forma que não consegue dirigir em seu 100% quando bêbado. O que a cerveja vai te dar, porém, é confiança o bastante para dar em cima daquela garota do outro lado do bar que está completamente fora das suas capacidades. E é isso que você precisa para escrever.

Você não precisa estar bêbado para estar confiante, somente fingir até que confiança falsa se torne confiança real. Pessoalmente, eu brinco com confiança fingida, dizendo coisas arrogantes e presunçosas enquanto deixando bem claro que não é nada além de uma piada. Se você disser pro seu cérebro algo frequentemente o bastante, ele eventualmente começa a considerar como verdade. Dizer para si mesmo "você é bonito", "você é uma pessoa fantástica", "você é muito mais talentoso que outras pessoas" vezes o bastante te leva a ter uma real, não imaginada, confiança. Esse conceito de repetição para que seu cérebro faça algo se aplica para qualquer progressão, para se manter em forma, e para ter certeza que você escreve todo dia. Por que você acha que sargentos fazem soldados recitarem coisas enquanto treinam? Por que você acha que todos aqueles seminários de auto-ajuda te encorajam a dizer as coisas em voz alta. É porque esse tipo de coisa realmente funciona.

Diga para si mesmo que você vai melhorar, que você vai se tornar alguém.
Diga para si mesmo que vai trabalhar em escrever todo dia, e você se odeia quando não. Diga para si mesmo que você vai escrever uma estória e que mais de mil pessoas irão gostar, e então faça. Diga para si mesmo que quando você diz que vai fazer algo, você faz. Mas enquanto isso, tenha algo em mente:

Bem vindo a Escrita; Você é uma *yay*.

Breath of Plagues Escreveu:Isso existe! Isso é *yay*. Pena que você não está revisando, porém. Você é um dos melhores, na minha opinião.

Então, que tal um desses dois tópicos:

Qual é o atrativo e significado do shipping? Eu nunca entendi o grande negócio sobre fics de my little pony, mas eu sou um grande fã de romance. Isso é só porque a shipfic usual é rasa e irrealística ou sou só eu que sou frio? O que estou perdendo aqui? Por que eu não consigo me conectar com a fic? O que significa para você? (imaginei que seria um boa pessoa pra explicar essa)

ou

a estrutura ideal de enredo. Garnot explicou pra mim que o começo ideal tem um tipo de BANG ou gancho, e então se acalma. Recentemente eu estava escrevendo uma cena para um estória, mas após dar uma olhada por cima, percebi que estava entediante pra *yay*. Como você mantém seu enredo interessante sem gastar muito tempo com exposição? Como você mantém sua estória fluindo bem sem escrever cenas sem propósito?

Soundslikeponies - O que há com todo o Shipping? Escreveu:Eu vou responder essas em uma ordem estranha.

>Por que eu não consigo me conectar com a fic?

Romance Romântico em literatura publicada é um gênero histórica e atualmente preenchido por leitoras mulheres.

A forma como mulheres e homens formam conexões são distintamente diferentes, no sentido de que homens são extremamente seletivos com quem eles se abrem emocionalmente. Geralmente, homens tem muito mais dificuldade em abertura emocional, seja para com um amigo ou parceiro romântico. Um cara pode ter vários amigos que conhece por um tempo, mas a não ser que os conheça muito bem (melhores amigos, ect.), ele não deve ser emocionalmente aberto com eles. É aqui que mulheres diferem. Mulheres tem muito mais abertura emocional com amigos e com outras pessoas no geral. Isso cria a eternamente-comum situação de uma mulher tendo um amigo que se apaixona por ela confusamente, porque quando ele se abre emocionalmente daquela forma, é devido a amor. E quando mulheres fazem o mesmo, é só devido a amizade. Essa é a causa mestra da friendzone.

A razão para eu estar dizendo isso primeiro, é para aplicar o conceito na literatura romântica. Literatura romântica implica que você está pronto para estar romanticamente envolvido com personagens de um livro antes de lê-lo. Mulheres tem facilidade em construir essa conexão romântica com um livro, razão para tradicionalmente serem a maioria esmagadora das leitoras de romances românticos. Porém, se você pegar algo familiar como personagens que não são desconhecidos previamente, então uma audiência masculina estaria muito mais aberta para ler romances românticos. Essa é a razão para, apesar de ter uma fanbase largamente masculina, fics românticas de My Little Pony são extremamente populares. Homens normalmente não leem romance porque praticamente nada produzido tem eles como audiência alvo, e quase nenhum deles está emocionalmente disposto a se investir emocionalmente em relacionamentos dentro de um livro. A maioria dos caras gosta de romance bem escrito em seus filmes de ação ou livros de aventura favoritos, eles só não estão dispostos a mergulhar diretamente dentro do romance. Eles tem que ler guiados para algo mais para que consigam se abrir.

>Qual é o atrativo e significado do shipping?

Como qualquer estória, shipping bem feito envolve conflito, clímax e todos os outros elementos centrais de um trabalho. Shipping pode usar o relacionamento como conflito (tanto tentando conseguir a garota quanto um conflito no relacionamento de dois parceiros) ou então ter o relacionamento como parte central de um conflito externo. Por exemplo, em Romeo e Julieta o conflito estava no relacionamento contra os poderes que tentavam mantê-los distantes. Eu quase quase toda estória, o personagem principal quer algo, e em quase todo romance romântico, esse algo é "pegar a garota".

Todas estórias evocam sentimentos no leitor, seja excitação ou tristeza. Estórias românticas geralmente evocam felicidade ou tristeza, juntamente com sentimentos românticos. Esse sentimentos íntimos evocados, e a tensão criada pelo conflito, são o atrativo de estórias românticas.

>Qual é o atrativo e significado do shipping? Eu nunca entendi o grande negócio sobre fics de my little pony, mas eu sou um grande fã de romance. Isso é só porque a shipfic usual é rasa e irrealística ou sou só eu que sou frio? O que estou perdendo aqui? Por que eu não consigo me conectar com a fic?

Pode ser simplesmente porque a shipfic usual é rasa e irrealística, nesse caso você poderia simplesmente procurar algumas com mais leitores para ver se são mais profundas e realísticas. Se você é um grande fã de romance, mas não consegue entrar em fics românticas, pode ser só que não consegue imaginar pôneis de desenho romanticamente, já que quebra sua imersão como um leitor. HiE (Human in Equestria) faz a exata mesma coisa comigo porque eu não consigo imaginar pessoas em um mundo de desenho. As imagens mentais se conflitam demais. Talvez você simplesmente não seja do tipo que consegue ver pôneis de desenho em relacionamentos românticos. Ainda assim, eu sugeriria que primeiro tivesse certeza que fics melhores não te satisfazem. Você pode achar algumas com facilidades no geral de recomendações, ou eu tenho certeza que alguém adoraria pular aqui e dizer para você alguns dos favoritos.

>O que significa para você?

Bem, eu gostei de shipping pelas razões típicas citadas acima. Eu normalmente não gosto de romance, mas conhecer os personagens me fez aprofundar na estória com mais facilidade. Por um tempo eu li muito, e achei uma fic que superou todas as outras com facilidade:
Cuidado, contém clop (Click to View)
Após ler diversas fics onde há pouco ou nenhum conflito no próprio relacionamento dos personagens, eu decidi escrever uma fic onde Rainbow Dash se declara para Twilight Sparkle, e Twilight se irrita com ela e então a deixa na chuva e no frio. Após isso, elas ficam juntas, mas o relacionamento é mais ou menos um descarrilhamento violento de amor juvenil. Eu pessoalmente não gosto de fics onde forças externas atrapalham em um relacionamento, mas onde o relacionamento é o conflito. Você pode ter notar isso em uma, ou todas as minhas fics.

A segunda parte parece boa, mas eu estou a 3.500 palavras de profundidade em uma reescrita que quero acabar essa noite, então eu respondo amanhã.
Resposta editada pela última vez em: 15/07/2013 14:59 por Tesla.

[Imagem: BgBiPpr.gif]
15/07/2013 14:09
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Like x 1(list)
Like x 1
Tesla
Aspira Subversivo
*




Respostas: 2.848
Likes Dados: 1.292
Likes Ganhos: 1.274
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #2 (PID: 450456)
RE: Aprendendo Escrita
Breath of Plagues Escreveu:Whoa, você realmente se aprofundou. Eu gostei disso.

Okay, eu acho que entendo bem melhor agora, muito obrigado.

>pode ser só que não consegue imaginar pôneis de desenho romanticamente
>Pode ser simplesmente porque a shipfic usual é rasa e irrealística

Eu acho que é uma mistura dos dois, mas mais o último que qualquer coisa (eu consigo lidar com pony na maioria das vezes). Eu estive na comunidade ao redor de um ano, e eu passo muito tempo no FimFiction. Por um período, quando ships caíam na área de destaque, eu os lia. Todos seguiam o mesmo conceito: 2 das mane six passavam tempo juntas por alguma razão. Durante esse tempo, elas tinham alguns momentos suficientes para bochechas vermelhas e então percebiam que se amavam do nada e se beijavam. O fim. Toda. Vez.

Quer dizer, elas normalmente eram bem escritas, claro, mas eu não entendia o sentido de um enredo tão simples, e eu não gostava. Ainda assim, todos nos comentários estavam gritando: OMG u guis! Isso é tããão fofu! Eu <3 shipping!

Então yeah... Eu desisti, pensando que eu simplesmente não entenderia a coisa. Meio que me incomodou, porque eu gostava de romance, e subitamente não funcionava mais.

Acho que vou dar uma lida rápida por aí e tentar achar algumas melhores, porque eu achei uma que fez um bom trabalho de caracterizar o que uma Dash apaixonada poderia parecer. Eu fui capaz de simpatizar com ela e sentir/entender a situação ao invés de ter 2 ponies simplesmente forçados juntos. Acho que se chamava Last Chance pelo The_Incredible_Blunderbolt

Eu também tenho uma chamada umm... Flying High, Falling Hard, que eu comecei um tempinho atrás. Está começando a me fazer mudar de ideia. Heh.

Acho que com bom exemplos, eu simplesmente vou conseguir superar o conceito. Talvez demore um pouco, porém. Eu ainda estou bem acostumado com consequências mortais e grimdark ao invés de somente um relacionamento machucado em shipping.

Já sobre a segunda questão que eu queria perguntar é: O que eu não sei que deveria saber sobre storytelling? É difícil botar isso em palavras. De qualquer forma, leve seu tempo, a primeira pergunta era mais importante pra mim, de qualquer forma.
SoundsLikePonies Escreveu:Flying High, Falling Hard acontece de ser minha (caso você não saiba). Eu diria que em termos de romance, We'll Keep in Touch é ligeiramente cliche, mas tem sentimentos um pouco mais profundos (menos rasos) que minhas outras fics de shipping. Enquanto isso se você quiser realismo, tem a Let's Find You a Date! que é basicamente uma comédia sobre Twilight estando afim de Rarity, que cuida de todos os encontros arranjados de uma maneira mais moderna do que conto-de-fadas (também minha).
Eu recomendaria fics de outras pessoas, as eu não leio quase nenhum shipping de agora, porque a maioria não é muito bom. Eu só leio algumas poucas fics de aventura, agora.

De qualquer forma, eu acabei de postar aquela reescrita (4.2 mil palavras, whew isso foi mais que a versão original) e vou estar trabalhando no tópico número dois mais tarde, hoje.
Breath of Plagues Escreveu:Haha, eu sabia que FHFH era sua. Essa era a piada.

Yeah, quando eu comecei 'Flying High, Falling Hard' recente, eu fiquei surpreso em quão bem escrita era pra uma ship (especialmente com o SDT [Show, Don't Tell]. Meu Deus, como você faz aquilo tão bem?) e como era bem menos rasa que a maioria das outras. Eu pensei: Well, hey, talvez não seja só eu. Então você postou uma thread de conselhos abertos. O resto se explica.

Você, sem sombra de dúvida, me ajudou mais com minha escrita que qualquer outro membro da comunidade (foi muito tempo atrás. Você provavelmente não vai lembrar) e eu estou me esforçando para melhorar desde lá, então eu provavelmente vou estar aparecendo por esse tópico frequentemente... e provavelmente mandando um monte de perguntas.

[Imagem: BgBiPpr.gif]
16/07/2013 15:49
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
RainbowFlower
quero viver aventuras inesperadas
*




Respostas: 50
Likes Dados: 1
Likes Ganhos: 6
Pronome: Ela
Offline


Resposta: #3 (PID: 586850)
RE: Aprendendo Escrita
(16/07/2013 15:49)Tesla Escreveu:  
Breath of Plagues Escreveu:Whoa, você realmente se aprofundou. Eu gostei disso.

Okay, eu acho que entendo bem melhor agora, muito obrigado.

>pode ser só que não consegue imaginar pôneis de desenho romanticamente
>Pode ser simplesmente porque a shipfic usual é rasa e irrealística

Eu acho que é uma mistura dos dois, mas mais o último que qualquer coisa (eu consigo lidar com pony na maioria das vezes). Eu estive na comunidade ao redor de um ano, e eu passo muito tempo no FimFiction. Por um período, quando ships caíam na área de destaque, eu os lia. Todos seguiam o mesmo conceito: 2 das mane six passavam tempo juntas por alguma razão. Durante esse tempo, elas tinham alguns momentos suficientes para bochechas vermelhas e então percebiam que se amavam do nada e se beijavam. O fim. Toda. Vez.

Quer dizer, elas normalmente eram bem escritas, claro, mas eu não entendia o sentido de um enredo tão simples, e eu não gostava. Ainda assim, todos nos comentários estavam gritando: OMG u guis! Isso é tããão fofu! Eu <3 shipping!

Então yeah... Eu desisti, pensando que eu simplesmente não entenderia a coisa. Meio que me incomodou, porque eu gostava de romance, e subitamente não funcionava mais.

Acho que vou dar uma lida rápida por aí e tentar achar algumas melhores, porque eu achei uma que fez um bom trabalho de caracterizar o que uma Dash apaixonada poderia parecer. Eu fui capaz de simpatizar com ela e sentir/entender a situação ao invés de ter 2 ponies simplesmente forçados juntos. Acho que se chamava Last Chance pelo The_Incredible_Blunderbolt

Eu também tenho uma chamada umm... Flying High, Falling Hard, que eu comecei um tempinho atrás. Está começando a me fazer mudar de ideia. Heh.

Acho que com bom exemplos, eu simplesmente vou conseguir superar o conceito. Talvez demore um pouco, porém. Eu ainda estou bem acostumado com consequências mortais e grimdark ao invés de somente um relacionamento machucado em shipping.

Já sobre a segunda questão que eu queria perguntar é: O que eu não sei que deveria saber sobre storytelling? É difícil botar isso em palavras. De qualquer forma, leve seu tempo, a primeira pergunta era mais importante pra mim, de qualquer forma.
SoundsLikePonies Escreveu:Flying High, Falling Hard acontece de ser minha (caso você não saiba). Eu diria que em termos de romance, We'll Keep in Touch é ligeiramente cliche, mas tem sentimentos um pouco mais profundos (menos rasos) que minhas outras fics de shipping. Enquanto isso se você quiser realismo, tem a Let's Find You a Date! que é basicamente uma comédia sobre Twilight estando afim de Rarity, que cuida de todos os encontros arranjados de uma maneira mais moderna do que conto-de-fadas (também minha).
Eu recomendaria fics de outras pessoas, as eu não leio quase nenhum shipping de agora, porque a maioria não é muito bom. Eu só leio algumas poucas fics de aventura, agora.

De qualquer forma, eu acabei de postar aquela reescrita (4.2 mil palavras, whew isso foi mais que a versão original) e vou estar trabalhando no tópico número dois mais tarde, hoje.
Breath of Plagues Escreveu:Haha, eu sabia que FHFH era sua. Essa era a piada.

Yeah, quando eu comecei 'Flying High, Falling Hard' recente, eu fiquei surpreso em quão bem escrita era pra uma ship (especialmente com o SDT [Show, Don't Tell]. Meu Deus, como você faz aquilo tão bem?) e como era bem menos rasa que a maioria das outras. Eu pensei: Well, hey, talvez não seja só eu. Então você postou uma thread de conselhos abertos. O resto se explica.

Você, sem sombra de dúvida, me ajudou mais com minha escrita que qualquer outro membro da comunidade (foi muito tempo atrás. Você provavelmente não vai lembrar) e eu estou me esforçando para melhorar desde lá, então eu provavelmente vou estar aparecendo por esse tópico frequentemente... e provavelmente mandando um monte de perguntas.
certo precisa disso tudo só pra ensinar como escrever,isso se aprende na escola,se a pessoa não escrever certo quem sou eu para julgar

RainbowFlower
19/01/2014 22:50
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Tesla
Aspira Subversivo
*




Respostas: 2.848
Likes Dados: 1.292
Likes Ganhos: 1.274
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #4 (PID: 586855)
RE: Aprendendo Escrita
Whoa, by Celly, havia até me esquecido disso.

Não acabei de traduzir tudo, tinha mais meaty juicy stuff pro fim. A parte mais meaty e juicy sempre fica pro fim...
Ver se a thread ainda está no mlpchan.

Mas eh, @RareFlowerRainbow , você é justamente a pessoa que pode julgar: O leitor.
Resposta editada pela última vez em: 19/01/2014 22:54 por Tesla.

[Imagem: BgBiPpr.gif]
19/01/2014 22:54
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
RainbowFlower
quero viver aventuras inesperadas
*




Respostas: 50
Likes Dados: 1
Likes Ganhos: 6
Pronome: Ela
Offline


Resposta: #5 (PID: 586861)
RE: Aprendendo Escrita
(19/01/2014 22:54)Tesla Escreveu:  Whoa, by Celly, havia até me esquecido disso.

Não acabei de traduzir tudo, tinha mais meaty juicy stuff pro fim. A parte mais meaty e juicy sempre fica pro fim...
Ver se a thread ainda está no mlpchan.

Mas eh, @RareFlowerRainbow , você é justamente a pessoa que pode julgar: O leitor.

não e certo julgar as pessoas

RainbowFlower
19/01/2014 22:58
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Tesla
Aspira Subversivo
*




Respostas: 2.848
Likes Dados: 1.292
Likes Ganhos: 1.274
Pronome: Ele
Offline


Resposta: #6 (PID: 586864)
RE: Aprendendo Escrita
(19/01/2014 22:58)RareFlowerRainbow Escreveu:  não e certo julgar as pessoas
Julgue a obra, então.

[Imagem: BgBiPpr.gif]
19/01/2014 23:00
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta

Compartilhar: facebook gplus twitter

Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes